Plano das Actividades 2016

 

 

 

 

  

 

 

 

1 – Visualizações de DVDs

 

 

  

 

Está acção é desenvolvida na sala de convívio, sempre e quando os utentes mostrem vontade para tal.

 

 

 

 

 

2- Jogos de tabuleiro

 

 

 

 

Os jogos de tabuleiro são uma actividade, senão quase das únicas, a que os utentes aderem muito bem. Estes jogos estão disponíveis na sala de convívio e podem ser jogados sempre que os mesmos queiram.

 

 

 

 

 

3- Comemoração de aniversários

 

 

 

 

A comemoração dos aniversário dos utentes é uma acção que achamos ter bastante importância, uma vez que visa o fortalecimento da auto estima dos mesmos. Muitas vezes estes utentes há imenso tempo que não comemoram está data.

 

 

 

 

 

4 – Manualidades

 

 

 

 

Esta acção é realizada na sala de convívio. Aqui pretendemos desenvolver pequenos trabalhos manuais, como a realização de postais feitos pelos utentes, escrita e envio de cartas á familiares e amigos, expressão plástica, trabalhos com matérias recicláveis, como rolhas latas, tecidos lãs.

 

 

 

5- Festa de Natal do C.A.T.

 

 

 

A Festa de Natal, é uma acção que sempre se realiza no CAT, pretendendo promover um momento de convívio e interacção entre utentes funcionários e elementos da Direcção. Consiste num lanche com vários doces tradicionais e entrega de presentes aos utentes.

 

 

 

 

 

6- Ceia de Natal e Dia de Natal

 

 

 

 

Esta acção consiste na realização de uma ceia de Natal, que passa por uma ementa melhorada, atendendo aos pratos e doces tradicionais que se confeccionam nesta data, como forma de proporcionar um jantar o mais próximo possível do ambiente familiar. Nesta noite os utentes podem ir deitar-se depois das 24 horas, ficando com a ceia de Natal servida na sala de convívio.

 

 

 

 

 

7- Passagem de ano

 

 

 

 

Tal como no item acima, esta acção passa pela confeição de um jantar com menu melhorado, de forma a assinalar a data. Nesta noite os utentes têm autorização para entrarem depois das 24 horas, sendo que por norma, e como já é hábito, vão passar a meia-noite, numa festa feita pela autarquia na Praça da Republica.

 

 

 

 

 

8- Pascoa

 

 

 

 

Estas acções têm em vista a comemoração da Pascoa. Para tal comemoração têm-se em conta a confecção de menus conforme as tradições gastronómicas.

 

 

 

Por esta altura aqui se desloca o grupo de jovens do M.T.A. com o intuito de promover actividades alusivas á quadra. É também num destes momentos de convívio entre os elementos do grupo de jovens e os utentes que são distribuídas as tradicionais amêndoas.

 

 

 

 

 

9- S. Martinho

 

 

 

 

Esta acção prevê a confeição de castanhas assadas que são servidas ao lanche aos utentes, como forma de assinalar a data. Esta comemoração fica um pouco restringida às limitações físicas do nosso CAT.

 

 

 

 

 

10 - Santos Populares

 

 

 

 

Na comemoração dos 3 Santos populares, o CAT adquire sardinhas, e assam-se, assinalado desta forma os santos. Também aqui, o restante das comemorações que acompanham a tradição da sardinha assada não se realiza por não termos um espaço externo

 

 

 

 

 

11- Convívio com grupos de jovens

 

 

 

 

O MTA de Elvas grupo de Jovens, desloca-se ao CAT de Elvas inúmeras vezes, para além do Natal e Pascoa. Este grupo traz violas e cantam músicas com os utentes. Também nesta altura promovem momentos der reflexão onde muitas vezes os utentes são incentivados a partilhar as suas estórias de vida.

 

 

 

 

 

12 - Formações e acções de sensibilização

 

 

 

 

Anualmente temos presente esta necessidade de formação, tanto por parte dos utentes como dos funcionários. Tentamos que entidades como o CDSS de Portalegre, o Centro de saúde ou o CRI façam acções de sensibilização que sejam do interesse ou no âmbito de intervenção do público-alvo. (utentes/funcionários)

 

 

 

 

 

13 - Reunião com utentes

 

 

 

 

As reuniões com os utentes visam proporcionar um espaço de diálogo, onde os utentes possam expressar livremente as suas opiniões relativamente ao funcionamento do CAT, bem como dar sugestões. Muitas vezes estas reuniões servem também como espaço de reflexão entre utentes.  

 

 

 

 

 

14 - Passeios

 

 

 

Promover passeios a feiras e festas nas proximidades. Para tal vamos tentar contar com a colaboração para o transporte da autarquia ou associações. Nesta acção vamos ter em conta os interesses dos nossos utentes.